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EMPREENDA COM SEGURANÇA, SUPORTE E RESULTADOS.

Conte com a ajuda personalizada da Faz Futuro Participações para entender qual modelo de negócio se adequa mais ao seu momento atual e objetivos de curto, médio e longo prazo. Para nós, o mais importante é que você conheça e compreenda todas as opções que oferecemos, e consiga analisar com segurança e qual caminho deseja seguir!

Nosso objetivo é participar de novas empresas, com objetivo de torná-las franqueadoras de sucesso e possibilitar que empreendedores conquistem sucesso ao investir em nossas marcas.

Não! A Faz Futuro Participações não é uma aceleradora, ela tem como objetivo integrar a gestão, criar novas marcas e desta forma desenvolver o mercado de franchising.

A Faz Futuro Participações possui a 300 Franchising como um dos seus principais parceiros para aceleração das marcas que participa. Algumas das empresas que participamos não possuem o perfil para aceleração desta forma as franquias são comercializadas por equipe própria ou por parceiros terceirizados focados apenas em vendas de franquias.

A parceria com a 300 Franchising se iniciou em 2020 com a expansão da Touareg Seguros, marca que possui mais de 300 unidades franqueadas. Em 2022 fortalecemos nossa parceria com a 300 levando novas marcas para aceleração.

Sobre Franquias

Em suma, abrir o modelo de negócio franquia significa ter direito ao uso do nome, produtos e serviços já consolidados da marca, contando com o suporte da franqueadora desde a explicação do negócio, passando pela gestão e fornecendo o apoio para a divulgação com foco no consumidor final. Tudo acordado em cima de valores preestabelecidos, que não fazem do franqueado um empregado da franqueadora. Entre as vantagens deste modelo, está o fato de trabalhar com uma marca já conceituada e conhecida no mercado, o que pode diminuir, inclusive, o tempo não só de implantação como de retorno do investimento.

Uma definição simples bastante usada é de que a Franquia é uma réplica perfeita de algo que já deu muito certo.

O Franqueado paga determinada soma pelo direito de uso da marca, e pelo direito de adquirir e posteriormente utilizar o know-how de um negócio específico. É de responsabilidade do Franqueado fazer a gestão do dia a dia do negócio e garantir a implementação das melhores práticas sugeridas pelo Franqueador. O Franqueador, por sua vez, deve transmitir todo o seu conhecimento sobre o negócio e prestar suporte de maneira contínua para seus franqueados enquanto a relação existir. Cabe ao Franqueador manter-se atualizado, fazer pesquisas de mercado e tendências regularmente, inovar e renovar metodologias e artifícios tecnológicos, e buscar sempre transmitir as melhores práticas para a condução de um determinado negócio de franquia.

Existem diversas opções de tamanhos e formatos de negócio para investir. O investimento total necessário varia de acordo com a marca que você escolher.

É importante que o franqueado possua capital disponível para aplicação dos recursos necessários na estruturação e gestão inicial do negócio.

O capital mínimo necessário para se montar uma franquia do grupo é de R$15 mil.

Geralmente o investimento total compreende 100% do desembolso a ser realizado pelo franqueado – incluindo investimento no imóvel, taxa de franquia, equipamentos, produtos, insumos, capital de giro e todos os demais itens necessários à implantação da unidade.

A taxa de franquia fornece uma assistência ao franqueado que abrange:

  • Direito ao uso da marca;
  • Know-how do negócio;
  • Treinamentos contínuos;
  • Suporte ao franqueado;
  • Projeto arquitetônico;
  • Auxílio na busca do ponto.

Existem variações de marca para marca, mas normalmente estão compreendidos no escopo do treinamento inicial fornecido pela franqueadora:

  • Pré Inauguração da Unidade;
  • Abertura da Empresa;
  • Infraestrutura de Pessoal;
  • Serviços a serem prestados;
  • Gestão administrativa;
  • Projeto de inauguração;
  • Ações e Campanhas Promocionais;
  • Métodos de Captação e vendas;
  • Controle e Processos;
  • Sistema de Gestão e Recursos Internet.

A taxa de publicidade a ser coletada pela Franqueadora serve para que a marca possa arrecadar fundos suficientes para investir em campanhas de marketing nacional. Cada franquia tipicamente paga um percentual sobre seu faturamento bruto como taxa de publicidade e essa quantia deve ser 100% revertida em investimentos de marketing que beneficiem toda a rede. A forma de cobrança da taxa de publicidade pode variar de marca para marca. Em geral, cobra-se um percentual sobre o faturamento bruto da unidade.

A taxa de publicidade a ser coletada pela Franqueadora serve para que a marca possa arrecadar fundos suficientes para investir em campanhas de marketing nacional. Cada franquia tipicamente paga um percentual sobre seu faturamento bruto como taxa de publicidade e essa quantia deve ser 100% revertida em investimentos de marketing que beneficiem toda a rede. A forma de cobrança da taxa de publicidade pode variar de marca para marca. Em geral, cobra-se um percentual sobre o faturamento bruto da unidade.

Sim. existem linhas específicas em diversos bancos e instituições financeiras que fomentam o mercado de franquias. Tipicamente, é possível financiar até 50% do investimento total necessário para abertura de uma unidade. Em alguns casos, a franqueadora possui iniciativas de financiamento para sua própria rede – especialmente quando se trata de um franqueado que já possua bom histórico como operador da marca.

Não. Ações de marketing e divulgação que resultem em exposição local ou exclusiva de uma unidade da marca devem ser custeadas pela respectiva unidade.

Considerando o valor da propaganda e marketing e a importância da sua padronização para construção e manutenção da boa imagem pública do empreendimento, a Franqueadora recomenda ao(a) Franqueado (a) destinar um percentual que varia de negócio para negócio, mas que tipicamente é de 3% sobre o faturamento bruto da Franquia, para o desenvolvimento de estratégias locais de divulgação.

A franqueadora fornece critérios de localização do ponto, com base em sua experiência de mercado e no histórico de desempenho de sua rede – apoiada por sistemas e ferramentas de geolocalização. O Franqueado, entretanto, é responsável pela busca de pontos com as características sugeridas pela franqueadora. Após tal seleção, a franqueadora tem o papel de aprovar o ponto escolhido.

A franqueadora definirá os padrões arquitetônicos e de identidade visual a serem implantados na unidade franqueada. A adoção de um padrão visa criar e manter uma identidade visual para toda a rede de franquias. Entretanto, adaptações para decoração e ambientação podem ser feitas considerando particularidades como a cultura local e o espaço físico onde a franquia será inserida.

Experiência sempre agrega, porém o franqueado não precisa necessariamente possuir conhecimento prévio no segmento, visto que pode sempre contratar algum responsável técnico para o exercício de funções mais específicas.